
IMPORTÂNCIA DO FÓSFORO NO DESENVOLVIMENTO DAS PLANTAS
O fósforo é um macronutriente essencial para o desenvolvimento das plantas. No entanto, por estar retido no solo dificulta a absorção deste nutriente e, portanto, se torna necessário que uma grande quantidade de fertilizante fosfatado seja aplicada para que as culturas atinjam sua produtividade máxima.
O uso de fertilizantes químicos é de alto custo, causa diversos prejuízos ao meio ambiente e para a atividade biológica do solo. Os microrganismos presentes no solo são fundamentais para manter o equilíbrio do meio, além de melhorar a disponibilidade de nutrientes, auxiliar na defesa da planta ao aumentar o crescimento e desenvolvimento vegetal.
Dentre as bactérias promotoras do crescimento vegetal, os gêneros Priestia megaterium e Lysinibacillus spp. tem mostrado capacidade de promoção de crescimento e solubilização de fosfato.Diante disso, o objetivo da Nodusoja/Noduagri é desenvolver um produto que além de promover a mineralização e solubilização do P, atue na melhoria da atividade biológica do solo, por diversos mecanismos:
- Produção de ácidos orgânicos e inorgânicos (um dos principais mecanismos utilizados pelos microrganismos solubilizadores de fósforo para liberar o fósforo orgânico e inorgânico de formas solúveis),
- Produção de sideróforos (esses ligam aos íons metálicos associados ao fósforo insolúvel, como no caso de fosfato de ferro e os tornam solúveis as plantas),
- Produção exopolissacarídeos (formam matrizes viscosas ao redor das células microbianas, criando microambientes altamente hidratados que melhoram a solubilização do fósforo podendo interagir quimicamente com cátions metálicos Ca2+ Fe3+ e Al3+ reduzindo sua ligação com fósforo insolúvel o que torna assimilável as plantas),
- Liberação de uma gama de metabólitos secundários (responsável por inúmeros efeitos benéficos às plantas, incluindo promoção do crescimento vegetal, indução à resistência e captação de fósforo).

A importância dos microrganismos de elite que compõem a formulação do NODUBIOPHOS se dá alguns diferenciais, sendo eles:
- A Priestia megaterium Ag 87: atua no potencial de solubilização de fósforo solubilizando compostos inorgânicos, secreta ácidos orgânicos (ex: ácido glucônico) que reduzem o pH do solo e liberam fósforo, melhora a absorção de fósforo pelas plantas especialmente em solos pobres. Já na promoção de crescimento vegetal, produz fitohormônios como AIA e citocininas estimulando raízes, promovem destaque em consórcios microbianos para uma agricultura sustentável.
- Já o Lysinibacillus sp Ag 94: Mostra sua eficiência na solubilização de fósforo utilizando ácidos orgânicos, fosfatases e agentes quelantes para liberar fósforo insolúvel; aumenta a biomassa radicular e o teor de fósforo nas plantas. O Lysinibacillus também atua na mitigação do estresse e biocontrole pois produzem metabólitos que suprimem patógenos do solo, como nematoides e fungos; atua como biofertilizante e agente de biocontrole além de ser resiliente a diferentes condições ambientais.
NODUBIOPHOS é um produto altamente eficiente pela sinergia entre os microrganismos que se complementam fazendo com que no solo tenham maior eficiência e performance, contribuindo para o melhor desenvolvimento das plantas e elevando a produtividade das culturas.
Doutora Mayara Barbosa
05/03/2025
Leia também...
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.